Pequeno manual de como manter a saúde mental em época de COVID-19

Imagem artigo

Confira este pequeno manual de como manter a saúde mental em época de COVID-19.
Se precisar de ajuda, ligue 188 e converse com quem pode te ajudar!

 

Rumores, fake news e especulações geram muita ansiedade. Não se conecte todo o tempo com as notícias, pois a sensação de incerteza e as preocupações aumentam. Procure obter informações a partir de fontes confiáveis.

Faça atividades prazerosas. Busque alternativas que promovam bem estar para se distrair e manter seu equilíbrio. Ouça sua playlist favorita, leia os livros que estão na sua lista de desejos, veja filmes com mensagens otimistas, pratique a higiene do sono (ex. retire as telas do quarto, desconecte-se 30 minutos antes de dormir, evite alimentos estimulantes), faça receitas saudáveis, organize sua casa, realize cursos online. Enfim, crie o seu “ritual” de autocuidado.

Planeje seu dia a dia, executando as tarefas programadas em horários definidos. Mantenha as atividades de trabalho em um ambiente da casa propício, bem iluminado, o mais livre de interferências possível e bem organizado. Você precisará conter a frustração quando tudo não fluir tão bem, afinal, o período é de adaptação. Ajuste o “ideal” ao “real”.

Não passe o dia de pijama. Isso contribuirá na produtividade, pois evita a preguiça e eleva a autoeficácia. Além disso, você já estará preparado para uma eventual videoconferência. Identifique o que favorece seu pico de produtividade. Alguns gostam de trabalhar ouvindo música, outros produzem mais pela manhã. Identifique suas preferências. Não negligencie os tempos de parada, que podem consumir suas horas produtivas. Planeje suas pausas (ex. caminhe pela casa, realize ligações, alimente-se).

Este período representa uma oportunidade de adotar um ritmo de vida diferente. Você terá um tempo maior em casa, longe de atividades sociais extenuantes e poderá recarregar a “bateria”. Pode ser importante para você recuperar o tempo perdido (ex. dormir mais ao invés de gastar horas no caminho do trabalho para casa), praticar o autoconhecimento e colocar as coisas em dia!

Reserve um momento do dia para interagir de forma positiva com sua família. Ensine algo novo aos seus filhos, faça uma receita de lanche saudável, assistam um filme e/ou uma série juntos, conversem sobre planos para o futuro. Compartilhem seus sentimentos. Mantenha contato virtual com as pessoas que lhe fazem bem. Ligue ou mande uma mensagem especial para aquele amigo que você não tem notícias há tempo ou para quem precisa de apoio agora.

Tenha cuidado com seu corpo. Respire fundo, alongue-se medite (apps podem lhe ajudar nisso). Faça refeições saudáveis e equilibradas (ricas em frutas, legumes, cereais outras fontes de vitamina), beba água. Exercite-se regularmente, durma em horários adequados e evite o uso de álcool e/ou outras drogas.

Caso esteja se sentindo sobrecarregado, ansioso, deprimido, sem esperança ou pensando em fazer algo ruim para si mesmo, procure seu médico, psicólogo e/ou familiar. Você também pode ligar para o número 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Tranquilize seus filhos que eles estão seguros. Diga que é normal sentirem-se chateados ou frustrados. Compartilhe com eles suas estratégias para lidar com o estresse, para que eles aprendam também (ex. ouvir música, tomar um banho relaxante, ler, pintar...). Limite a exposição de sua família sobre a cobertura de notícias, incluindo as mídias sociais. As crianças podem interpretar mal o que ouvem e podem ter medo de algo que não compreendem. Tente estabelecer uma rotina regular. Enquanto as escolas estiverem fechadas, crie um cronograma para atividades de aprendizado, lazer (leitura, desenho, massinha, pintura, recortes, entre outros), higiene e tempo livre. Transmita serenidade e uma visão positiva sobre o futuro. 

Fonte: Organização Mundial da Saúde, Lancet Review, Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e Dra. Ana Carolina Peuker, Psicóloga/CEO da Bee Touch.

COMENTÁRIOS