O verdadeiro significado do endometrioma de ovário

Imagem artigo

O endometrioma é o cisto “achocolatado” de endometriose presente em cerca de 20% das mulheres com endometriose, facilmente identificado à ultrassonografia e ressonância. Por esse motivo, muitas mulheres recebem o primeiro diagnóstico de endometriose após a detecção do endometrioma. Isso pode levar à impressão errônea de que o endometrioma é a primeira manifestação da doença.

Entretanto, o endometrioma é um marcador de endometriose profunda. Ou seja, quando o endometrioma está presente, encontramos outras lesões severas de endometriose, como endometriose de intestino em até 70% dos casos. Na verdade, o endometrioma ovariano é sinônimo de endometriose profunda. Em 99% das mulheres que têm endometrioma há pelo menos uma lesão associada de endometriose profunda.

Ou seja, um laudo de exame que detecte apenas o endometrioma de ovário como diagnóstico de endometriose, tem 99% de chances de estar incompleto. E pelo mesmo motivo, uma cirurgia cujo objetivo seja apenas a remoção de endometrioma tem chances reduzidas de ser benéfica, pelo simples fato que outras lesões de endometriose profunda poderão permanecer.

Por fim, sabe-se também que os ovários que contêm endometriomas ovulam com menor frequência, têm menos folículos ovulares, e óvulos de qualidade inferior quando comparados aos ovários sem endometriomas.

 

Dr. Cesar Ângelo Alfredo Filho

Endoscopia Ginecológica
CRM/RO 2688 – RQE 576 | 1407

Cirurgia Minimamente Invasiva

ASSISTA AO VÍDEO

COMENTÁRIOS