Hospital dos Acidentados completa 35 anos promovendo saúde no interior de Rondônia

Imagem artigo

Estamos completando 35 anos de serviços prestados à comunidade cacoalense. Durante essa jornada, nos tornamos uma das grandes referências em saúde no interior do estado de Rondônia e parte da Região Norte, como uma unidade hospitalar em constante evolução e sempre em busca de inovações e tecnologias em benefício de nossos pacientes, oferecendo o melhor atendimento e o mais completo tratamento em diversas especialidades.

O início de toda essa trajetória aconteceu em agosto de 1985, quando foi inaugurada em Cacoal a Clínica dos Acidentados que, um ano mais tarde, se tornaria o Hospital dos Acidentados que ainda pequeno, com quatro leitos e apenas dois médicos, funcionava em um espaço de 400 metros quadrados. Desde então a transformação tem sido célere e constante. Hoje, com mais de 200 colaboradores e dezenas de médicos, 400 m² é o que mede apenas a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do nosso hospital.

“Há 35 anos atrás, fazer Medicina em Cacoal era uma loucura. Era muito diferente, porque a gente não tinha todo esse suporte que a gente tem hoje. Era muito acidente, em madeireiras e trânsito. Então se a gente precisasse de sangue, por exemplo, a gente saia colhendo na rua e só fazia a prova cruzada. Hoje ficou muito melhor”, conta Marcos Azevedo, médico e fundador do Hospital. “Mas um fator primordial e indispensável, de hoje, de ontem e de sempre, é a dedicação que a gente tem pelo paciente”, completa.

Para Dr. Marcos Azevedo, a Medicina não pode se tornar completamente digitalizada, on-line ou impessoal. “Se você não tocar no coração do paciente, esquece! O mundo está passando por uma grande evolução, mas a Medicina precisa ter o toque, a sutileza, o amor. Isso não pode e não vai acabar nunca. Na Medicina, não se resolve apenas on-line, resolve-se de fato, quando você toca o coração das pessoas”, reforça o médico.


Família Azevedo, e o seu legado

Casado com a arquiteta e urbanista Denyse Azevedo e pai da médica Renata Azevedo, o pioneiro da medicina cacoalense faz questão de ressaltar a importância da família para o sucesso do Hospital. “A minha filha uma vez colocou uma camiseta no Dia dos Pais, em que eu aparecia como a lenda e ela o legado. A família é isso, é a continuação, é o legado! A minha esposa sempre esteve junto comigo, foi ela quem projetou o hospital, ela que fez todas as ampliações. As pessoas passam, mas o projeto de vida fica! O hospital não é meu, não é da Família Azevedo, o Hospital dos Acidentados é de Cacoal, é da região, é do estado de Rondônia, é o que vai ficar. Você só perpetua a sua memória nas coisas que deixa para os outros”, pontua.

Como responsável técnica e diretora geral há seis anos, a Dra. Renata Azevedo, médica ortopedista e traumatologista, trata com muita dedicação e amor o legado deixado pelo pai. “Eu me lembro do nascimento desse hospital, no dia da inauguração eu já estava aqui, segurando um balão pela mão”, relembra. "Na continuação dos trabalhos, buscamos sempre aumentar a quantidade de especialidades atendidas para proporcionar uma resolutividade aqui mesmo, sem ser preciso que a população buscasse fora, como de costume. Para aumentar a complexidade dos atendimentos pelo hospital, investimos em tecnologia e profissionais com a implantação de uma UTI de alto padrão no ano de 2019. Não fazíamos ideia da pandemia que estava por iniciar, e foi o divisor de águas para tantas vidas salvas e novas histórias serem contadas", complementa Dra. Renata.

Diferenciais
Atualmente, o Hospital dos Acidentados conta com uma estrutura completa, possuindo Clínica Médica com dezenas de especialidades, Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico de Alta Complexidade, Maternidade e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nós unimos a inovação, tecnologia e o amor, tudo em um mesmo hospital. E durante esses 35 anos, nós enfrentamos adversidades, superamos desafios e trabalhamos duro, mas também reescrevemos histórias, criamos finais felizes e salvamos vidas!

Hoje temos a certeza que todo o percurso valeu a pena e estamos cada vez mais empenhados em oferecer o melhor tratamento para todos os nossos pacientes, garantindo que o nosso legado de amor e dedicação com a saúde seja eternizado.

Hospital dos Acidentados, há 35 anos a sua saúde é a nossa prioridade.

ASSISTA AO VÍDEO

COMENTÁRIOS