Hipertrofia de adenoide. Saiba quais são as consequências na respiração e audição

Imagem artigo

As adenoides são duas pequenas glândulas que ficam localizadas na região da nasofaringe, que é o local onde se encontram o fim da cavidade nasal e o início da faringe. Elas crescem durante a infância, começam a regredir ao redor dos 8 anos de idade e têm como função a produção de linfócitos e anticorpos, ajudando o organismo a se defender de micro-organismos que invadem as cavidades nasal e oral.

O problema conhecido por hipertrofia das adenoides surge quando estas crescem demais e passam a obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal provocando alterações como respiração ruidosa, respiração permanentemente pela boca, apneia do sono, roncos noturnos, voz anasalada e coriza persistente. Crianças com adenoides grandes podem ter pesadelos frequentes, sono irregular, sono turbulento e episódios curtos de parada respiratória, chamadas de apneia noturna. A criança dorme mal e passa o dia irritada, cansada e sonolenta.

O aumento de tamanho das adenoides também pode causar obstrução da tuba auditiva, que é um canal que liga a cavidade nasal ao ouvido médio e ajuda a manter a pressão do ar igual dos dois lados do tímpano.

A obstrução da tuba auditiva pode provocar audição abafada, dor de ouvido, sensação de estalidos no ouvido ou infecções recorrentes no ouvido médio (otite média). A hipertrofia das adenoides faz com que as crianças respirem persistentemente pela boca, o que leva a alterações na anatomia da face e dos dentes, provocando uma aparência chamada fácies adenoideana.

O único tratamento para as adenoides grandes é a cirurgia, chamada adenoidectomia. Como as adenoides regridem espontaneamente com o tempo, a indicação da cirurgia tem que ser bem-feita, pesando os riscos cirúrgicos com as complicações causadas pela obstrução das vias aéreas.

 

Dr. Flavio Carlos
Médico Otorrinolaringologista
CRM/RO 2599 / RQE 1509
Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial - ABORL-CCF

COMENTÁRIOS