Curiosidades sobre o Coronavírus

Imagem artigo

Separamos algumas informações importantes sobre o novo Coronavírus. Leia e informe-se das principais características dessa doença!

O que os Idosos precisam saber?

Idosos e pessoas com doenças crônicas precisam de mais cuidado.

- Não frequente locais com aglomeração ou alta circulação de pessoas, como eventos, cinemas e shoppings.
- Caso necessite utilizar transporte público, opte por horários de menor pico.
- Em caso de visitas em casa, evite cumprimentos e sempre higienize as mãos.
- Doentes crônicos não podem descuidar dos tratamentos em andamento.
- Caso utilize medicamento de uso contínuo, procure seu médico ou posto de saúde para buscar uma receita com validade ampliada, principalmente no período de outono e inverno. Isso reduz o trânsito desnecessário nos pontos de saúde e farmácias. 
- Não compartilhe objetos de uso pessoal como copos, pratos e talheres.
- Evite se alimentar em buffets e self-service.
- Mantenha-se saudável, alimente-se bem e pratique exercícios físicos regularmente em locais abertos e arejados. 

Como é feito o tratamento

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

- Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
- Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Todos os pacientes que receberem alta durante os primeiros 07 dias do início do quadro (qualquer sintoma independente de febre), devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico e sinais de alerta de complicações como: aparecimento de febre (podendo haver casos iniciais sem febre), elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispneia (falta de ar).

Se você viajou nos últimos 14 dias e ficou doente com febre, tosse ou dificuldade de respirar, deve procurar atendimento médico imediatamente e informar detalhadamente o histórico de viagem recente e seus sintomas.
 

COMENTÁRIOS