Abril Verde

Imagem artigo

Abril Verde é um movimento que tem o intuito de conscientizar a população de uma maneira geral, sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.
Esse movimento surgiu como uma forma de lembrarmos do dia 28 de abril, onde se comemora o Dia Mundial da Saúde e Segurança no trabalho, em memória as vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Essa data foi instituída em 2003 pela OIT e em 2005 foi instituída no brasil na lei nº 11.121.
Dia 07/04 – dia mundial da saúde 
Dia 28/04 – dia mundial da segurança e saúde do trabalhador 

Dados OMS e OIT:
A cada 15s uma pessoa morre no mundo por acidente de trabalho ou de doença ligada as atividades laborais.
6.300 mortes por dia que equivale a 2,3 milhões de pessoas por ano.

Campanha do Abril Verde.
Abril verde é um mês em que se promove ações voltadas a este tema tão importante, aqui no hospital, por exemplo, iremos realizar a SIPAT (semana interna de prevenção de acidentes do trabalho), que irá acontecer nos dias 17, 18, 19 e 20 deste mês, com vários temas voltados a saúde e segurança do trabalhador como um todo, inclusive trazendo palestras sobre saúde financeira. Essa SIPAT será organizada pelo setor de segurança do trabalho, juntamente com a CIPA+A.
Por falar em CIPA+A temos novidades, acabamos de formar uma comissão de cipeiros, além desta mudança tivemos uma alteração na nomenclatura da CIPA que antes era comissão interna de prevenção de acidentes e agora acrescenta-se mais um tema que é o assedio no ambiente de trabalho, então o novo nome é, comissão interna de prevenção de acidentes e de assédio. 


Para aqueles que ainda não sabem, o que é CIPA:
 Basicamente é uma comissão como o próprio nome já traz, que tem como principal atribuição, agir de forma a prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, realizando treinamentos, reuniões mensais para tratarmos das melhorias/mudanças no ambiente de trabalho afim de melhorar as condições de trabalho dos colaboradores, e participar de ações como a SIPAT por exemplo. É bom lembrar aos nossos colaboradores, que temos eleições anualmente, começo do ano que vem teremos uma nova eleição para elegermos novos membros pra CIPA.
Outra informação que gostaria de relembrar a todos os colaboradores/prestadores de serviços do hospital dos acidentados é em relação ao nosso compromisso em cumprir a legislação vigente, em especial sobre a obrigação de utilizar sapatos fechados, e a proibição do uso de adornos para todos que laboram aqui na nossa instituição.

 

Jonatas Tiago 
Técnico de Segurança do Trabalho

COMENTÁRIOS