Abração de mioma uterino por radiofrequência

Imagem artigo

Você já ouviu falar sobre Ablação de Mioma?

Na última semana o Dr. Rômulo F. Tristão, médico Radiologista Intervencionista, realizou o procedimento de ablação de mioma uterino. O Hospital dos Acidentados se tornou o primeiro hospital da região norte a oferecer este tratamento inovador e personalizado para mulheres com miomas.

A ablação dos miomas por radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo, realizado por via vaginal, ou seja, sem cortes ou cicatrizes, com duração de aproximadamente 30 minutos. A dor esperada durante e logo após o procedimento é bem menor do que em outros procedimentos. Por este motivo a anestesia aplicada é apenas uma sedação. A paciente pode ter alta hospitalar no mesmo dia e em até 48 horas, está retornando às suas atividades cotidianas.

A técnica da ablação dos miomas consiste em realizar inicialmente uma ultrassonografia transvaginal para identificação dos miomas a serem tratados e em seguida, uma agulha bem fina (que emite as ondas de radiofrequência) é introduzida através do colo uterino até o mioma, então é ativado o gerador que emitirá as ondas de radiofrequência ablativas, que irão aquecer o mioma até uma temperatura de 85ºC, ocasionando a destruição das células do mioma. Por consequência da morte do mioma, a redução de volume do mioma esperada é em média de 60% após 6 meses o procedimento.

Mais uma vez somos pioneiros em trazer através da tecnologia e corpo clínico, procedimentos que até então, só eram possíveis para o paciente, se buscando fora da região norte.

Se você possui mioma e quer entender se esse procedimento é para você, converse com o seu médico.

COMENTÁRIOS