12 dicas para se manter saudável durante uma viagem

Imagem artigo

Viajar é bom, mas aproveitar toda a viagem sem imprevistos e ainda voltar para casa sem ter que gastar com medicamentos por causa de uma desidratação, infecção intestinal ou mesmo uma virose é melhor ainda. Não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos esse post com 11 dicas para te ajudar a entender qual deve ser a rotina de quem está fora de casa afim de se manter saudável durante e após a viagem.

1. DORMIR: O sono é essencial para o corpo humano e ficar sem dormir reduz a nossa imunidade, sendo assim, é aconselhável dormir pelo menos oito horas ao dia.
 

2. NÃO TENTE VISITAR TUDO EM UM SÓ DIA: Um grande erro que viajantes iniciantes cometem é o de querer visitar mais lugares do que o tempo permite. Além de não apreciar a viagem, os gastos são maiores, já que é preciso estar sempre se deslocando.
 

3. ALONGUE-SE: Antes de sair para conhecer o novo destino, faça um alongamento. Apesar de simples, vai ajudar a melhorar a sua flexibilidade e reduzir o risco de lesões durante o dia.
 

4. CAMINHE OU ALUGUE UMA BICICLETA: Sempre que possível opte por ir a pé. Evite pegar transportes para visitar lugares próximos. Além de saudável, você vai conhecer mais o local que estão visitando.
 

5. NÃO PULE O CAFÉ DA MANHÃ: O café da manhã é a refeição mais importante do dia e “pular” essa é um erro muito comum entre os viajantes. Alimentar-se pela manhã vai nos dar energia para encarar o roteiro de viagem com mais disposição.
 

6. BEBA ÁGUA: Água é fundamental para o funcionamento correto do nosso corpo. Por isso, mantenha-se hidratado durante a viagem. Uma dica é sempre ter uma garrafa de água reutilizável.
 

7. PULE O FAST-FOOD: Evite ao máximo comer em fast-food. Como alternativa, opte por restaurantes locais e experimente o que os nativos tem a oferecer.
 

8. COMA FRUTAS: elas são ricas em fibras, vitaminas e minerais, ajudando a aumentar nossa imunidade e nos mantendo longe de doenças.
 

9. PROTEJA SUA PELE: Fundamental em qualquer época do ano, o protetor solar e labial é muitas vezes ignorado pelos viajantes, um grande erro, pois além do risco de queimaduras, a pele fica prejudicada e envelhece mais cedo. Opte por filtros solares com fator 30 ou maiores.
 

10. ESTABELEÇA UMA ROTINA: estabelecer uma rotina é a melhor forma de continuar na dieta e manter-se em forma. Procure exercitar-se pelo menos três vezes na semana e faça ao menos duas refeições saudáveis durante o dia, assim quando você retornar da viagem, não vai ser tão difícil voltar aos hábitos saudáveis.
 

11. RELAXE: Por último, relaxe! Procure não ficar estressado com pequenas coisas, como atrasos e cancelamentos de voos. Imprevistos acontecem e quando não há nada que possa ser feito, de nada adianta ficar estressado. Aproveite a viagem, permita-se comer e beber algo fora da dieta, isso não vai acabar com os seus hábitos saudáveis. Aliás, você sempre deveria se permitir a um chocolate ou outra coisa que você goste – se manter saudável não é para ser algo ruim, ao contrário, estudos indicam que a prática de hábitos saudáveis faz as pessoas serem mais felizes.

Siga essas dicas e aproveite ao máximo suas viagens de férias.

COMENTÁRIOS